Portfólio Global Habanos S.A Emporium Cigars
Clique na imagem para baixar em alta resolução
Todos os direitos reservados a Charutos & Tabacos.
A Habanos S.A é quem gerencia as marcas de charutos cubanos, várias marcas muito antigas (pré revolução) e outras criadas pós revolução. O portfólio da Habanos, inclui 27 marcas, a maioria delas não se pode encontrar no Brasil, algumas nem em outros países e outras você só vai encontrar em Cuba. Aqui vamos te mostrar essa variedade de marcas, que talvez você nunca tenha visto. Essas marcas abrangem uma gama de conceitos, formatos, sabores, muitas características diferenciadas, para agradar todos os tipos de fumantes.
As 27 marcas Habanos são protegidas pelo D.O.P. Habanos, cuja proteção é garantida pelo "Conselho Regulatório da Denominação Protegida de Habanos de Origem e outras Empresas cubanas de Tabaco" e cujo selo distintivo foi incluído em todas as caixas Habanos desde 1994.
Seguindo esses e outros critérios, as marcas da Habanos são classificadas em Marcas Globais, onde estão localizadas as 6 marcas mais relevantes e conhecidas para o aficionado, que possuem o maior portfólio e variedade de formatos, distribuição global e presença em todos os pontos de venda. Vendas especializadas; e as chamadas Marcas de Portfólio. Dentro desta categoria estão as chamadas Marcas de Alto Valor, que são marcas com ampla distribuição, portfólios interessantes e que são amplamente utilizadas nas Especialidades da Habanos; as Marcas de Volume, que oferecem uma excelente proposta de valor por dinheiro e o Resto das Marcas de Portfólio, com um amplo grupo de marcas que cobrem diferentes propostas de sabor, força e preço e que, além do portfólio padrão da habanos, podem ser encontrados em produtos exclusivos para La Casa del Habano e Habanos Especialistas, bem como nas Edições Regionais para países exclusivos.
No Brasil a importadora oficial da Habanos é a Emporium Cigars tanto para o mercado doméstico como também para as lojas do Duty Free nos aeroportos internacionais, operados pela Dufry do Brasil.
Marcas encontradas no Brasil importados pela Emporium Cigars:
Cohiba: Foi criada em 1966 e por muitos anos foi destinado apenas como um presente para personalidades governamentais, nacionais e estrangeiras, e, claro, para o presidente Fidel Castro. Desde então, foi fabricado na prestigiada fábrica El Laguito em Havana.
Fortaleza:
Linha Clássica: Média a Forte
Linha 1492: Média
Linha 5 de Maduro: Média a Forte
Linha Behike: Forte
Montecristo: é uma das marcas da Habanos mais reconhecidas do mundo.
Seu nome é originário do romance "O Conde de Monte Cristo", de Alexander Dumas. Foi fundada em 1935 na fábrica H. Hupmann.
Fortaleza: Média a Forte
Línea Open: Média
Trinidad: Trinidad tem esse nome como um tributo à cidade de Santísima Trinidad criada durante o século XVI, e listada pela UNESCO como Patrimônio Mundial, que está localizada na costa sul de Cuba. Foi criada em 1969, e por muitos anos foi usada apenas para presentes a diplomatas estrangeiros.
Fortaleza: média
El Rey Del Mundo: Em 1882, e sob a égide de Antonio Allones, que começou a produzir Habanos por mais de 30 anos em Havana, decidiu-se lançar uma marca de qualidade e preço premium, com um nome que rapidamente se tornou conhecido por sua grande dose de pretensão: "O Rei do Mundo". É uma marca que tem sido muito utilizada em edições regionais.
Fortaleza: suave a média
Simón Bolívar: Simón Bolívar é uma das grandes figuras do século XIX. Ele entrou para a história como o Libertador de grande parte da América do Sul do domínio espanhol. A marca Bolívar foi criada em 1902. Hoje está sediada na fábrica da Partagás no centro de Havana.
Fortaleza: Forte
Romeu e Julieta: O nome Romeu e Julieta, criado como uma marca da Habanos em 1875, tem suas raízes na tragédia literária de mesmo nome pelo escritor inglês William Shakespeare. A marca alcançou renome internacional nos primeiros anos do século XX. Winston Churchill era um dos fumantes mais dedicados da marca. Desde sua visita a Havana, em 1946, seu nome foi usado em alguns rings e deu nome à bitola mais conhecida da marca: Churchills of Romeo y Julieta.
Fortaleza: Média
Linha de Ouro: Médio a Completo
Partagás: Se há uma marca da Habanos famosa em Havana, é Partagás. A fábrica foi criada em 1845 por Don Jaime Partagás, e vem produzindo essa prestigiada marca da Habanos desde então.
Fortaleza: Forte
Hoyo de Monterrey: Hoyo de Monterrey deve sua origem à plantação de mesmo nome localizada em Rezagado, no coração da área de Veguero. Hoyo de Monterrey está localizado em uma das terras férteis às margens do rio que atravessa Rezagado. Todas as bitolas da marca são feitas "Totalmente Artesanais com Enchimento Longo" com folhas vindas da região de Perilla, na área de Veguero.
Fortaleza: suave
H. Upmann: Herman Upmann foi um banqueiro alemão cujo amor por Habanos o levou a se estabelecer em Havana em 1840 e encontrou um banco e uma fábrica habanos nesta cidade. Com o tempo, o banco fechou, mas sua marca de charutos persiste hoje como um exemplo de refinamento dos charutos de força média.
Fortaleza: suave a média
José L. Piedra: é um Habano particularmente notável não só porque sua mistura é composta de tabacos de enchimento cultivados exclusivamente na região do tabaco Remedios, mas também porque é feito totalmente à mão. A família Piedra veio para Cuba na década de 1880 da província espanhola de Astúrias.
Fortaleza: média a forte
Quintero: Quintero é uma marca interessante para quem quer ter acesso ao sabor do Habano com uma resistência média, mas com um preço acessível.
É uma das poucas marcas da Habanos que não nasceu em Havana. Seu fundador, Agustín Quintero, estabeleceu-se na cidade de Cienfuegos, também chamada de Pérola do Sul.
Fortaleza: média
Guantanamera: é uma marca pós revolução, criada em 2002, e foi excluída do portfólio da Habanos por volta de 2005. Agora é produzida em Cuba pela Internacional Cubana de Tabacos, SA (ICT) sob licença da Habanos SA.
Internacional Cubana de Tabacos, SA é uma sociedade de capitais mistos entre o grupo estatal TABACUBA do Ministério da Agricultura cubano e o Grupo Imperial do Tabaco (ITG). Fabrica e comercializa todos os tabacos cubanos 100% naturais feitos à máquina.
Fortaleza: Suave
Outras Marcas da Habanos:
Cuaba: A marca Cuaba é caracterizada por ter vários charutos com o formato de double figurado, e por ter criado esse formato que logo depois ganhou popularidade, e em 1996 foi revivido pela fábrica Romeu e Julieta.
Fortaleza: média a forte
San Cristóbal de la Habana: Esta marca foi lançada em 1999 como um tributo à longa história da cidade de Havana no início do novo milênio. A marca foi colocada no mercado pela primeira vez com uma gama de quatro bitolas, cujos nomes correspondem às fortalezas localizadas na cidade, construídas entre os séculos XVI e XVIII pelos espanhóis para defender a cidade de possíveis agressões: El Morro, La Fuerza, La Punta e El Príncipe.
Fortaleza: suave a média
Fonseca: Dom Francisco Fonseca fundou sua marca na última década do século XIX. Diz-se que Dom Francisco era uma pessoa elegante cuja preocupação com a aparência foi transferida para a marca Habanos que ele criou: apresentar seus charutos em um papel de tecido original que envolve todos eles.
Fortaleza: suave
Punch: Punch é uma das marcas Habanos mais antigas. Don Manuel López de Juan Valle e cia fundaram esta marca em meados do século XIX, com a ideia de atacar o crescente mercado inglês.
Fortaleza: média
Robaina: Desde 1845, a Família Robaina produz tabaco excelente em suas plantações. A marca Vegas Robaina foi criada em 1997, como um tributo aos produtores cubanos de tabaco através da figura de Alejandro Robaina, por ter alcançado altos rendimentos das melhores folhas de embalagem.
Fortaleza: média a forte
Diplomaticos: Diplomáticos é uma marca comparativamente recente da década de 1960. Ele tem uma semelhança marcante com Montecristo, usando números não nomes para descrever seus tamanhos
Fortaleza: média a forte
Juan López: A marca Juan López foi criada por um espanhol de mesmo nome na década de 1870. É uma marca conhecida principalmente em pequenos círculos de fumantes.
Fortaleza: média a forte
La Flor de Cano: La Flor de Cano Habanos são caracterizados por um bom equilíbrio entre sabor e aroma. Eles estão a um nível médio de preço.
Fortaleza: média
La Gloria Cubana: fundada em 1885, é uma joia pouco conhecida entre as marcas da Habanos, no entanto ela desfruta de uma longa história, seu nome por si só define claramente sua origem. Durante seus mais de 100 anos de história, La Gloria Cubana sempre atraiu um círculo de fãs leais, que tradicionalmente estão entre os fumantes mais experientes.
Fortaleza: média
Por Larrañaga: é uma marca Habanos com uma longa história. Fundada em 1834, tem uma merecida reputação como uma marca cuidadosamente elaborada e bem apresentada.
A marca Por Larrañaga é caracterizada pelos Habanos totalmente feitos à Mão com Long Filler e Short Filler. As folhas de enchimento e embrulho para sua preparação vêm da zona de Vuelta Abajo, na região de Pinar del Río, Cuba.
Fortaleza: suave a média
Quai D’Orsay: é uma marca jovem dentro do Vitolario Habanos, fundada em 1973 pela Cubatabaco exclusivamente para o mercado francês a pedido da Seita, a antiga empresa francesa. Seu nome se deve à famosa avenida de Paris localizada à beira do Sena e onde Seita tinha seus escritórios na época.
Há mais de 40 anos, a marca tem permanecido discreta no portfólio da Habanos, acessível apenas a especialistas no mercado francês. As maiores inovações foram bem sucedidas em edições regionais e quatro nas últimas décadas foram exclusivamente para o mercado francês.
Fortaleza: suave
Rafael González: marca criada na década de 1930. Esta marca que tem o nome de fábrica de Cervantes, foi chamada pela primeira vez de Lonsdale em homenagem a Lord Lonsdale. Em seu rótulo de tampa cada caixa carrega uma curiosa inscrição escrita em inglês no sentido de que os charutos devem ser fumados dentro de um mês da data do embarque de Havana ou de outra forma eles devem ser cuidadosamente amadurecidos por cerca de um ano.
Fortaleza: suave
Ramón Allones: é um dos grandes nomes da história dos Habanos. Fundada em 1837, é também uma das marcas mais antigas ainda em produção. Ramón Allones foi o primeiro a embalar seus charutos em caixas decoradas com rótulos e estampadas com o emblema de sua marca, sendo o pioneiro da tradição de embalagem que conhecemos hoje.
Fortaleza: forte
Saint Luis Rey: Saint Luis Rey é uma marca fundada antes da Segunda Guerra Mundial. Alguns dizem que seu nome foi tirado da obra de Thornton Wilder, "A ponte de São Luis Rey", muito popular na época.
No entanto, é mais provável que se refira à cidade de San Luis, um dos distritos do epicentro da cultura do tabaco na zona Vuelta Abajo na região de Pinar del Río, Cuba. A marca desfruta de uma reputação entre fumantes que gostam de sabores intensos, é muito usada para edições regionais.
Fortaleza: Forte
Sancho Panza: como outras grandes marcas habanos como Montecristo e Romeu e Julieta, o nome da marca foi inspirado em uma das principais obras da literatura universal e o mais proeminente da literatura espanhola, Dom Quixote de la mancha, escrito por Miguel de Cervantes no século XVII. Sancho Panza dá nome a esta marca como fiel escudeiro de Dom Quixote. O primeiro registro da marca data de 1848 e, desde então, sempre foi conhecido por sua alta qualidade, capaz de satisfazer os fumantes mais exigentes.
Fortaleza: média
Vegueros: A marca Vegueros foi introduzida no mercado em 1996 e presta homenagem a todos os agricultores que, de geração em geração, cultivaram tabaco na região de Pinar del Río, Cuba.
Fortaleza: forte
- Todos os direitos ao site Habanos.com, informações https://www.habanos.com/es/el-mundo-del-habano/las-marcas-de-habanos-academia/#portafolio